Reportagens

Trabalhador Rural Morre Carbonizado em Colheitadeira de Cana.

Um trabalhador rural de 39 anos morreu carbonizado após se envolver em um acidente com uma máquina colheitadeira, na tarde deste domingo (1), em Jaú (50 quilômetros de Bauru). O acidente ocorreu próximo ao quilômetro 281 da rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza (SP-304), que liga Jaú a Mineiros do Tietê.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 12h50. Dois trabalhadores estavam na colheita de cana-de-açúcar, quando, ao passarem por uma curva de nível, que é utilizada para segurar a água das chuvas, o equipamento veio a tombar.

Um dos operadores da colheitadeira, Jonathas Luiz Aparecido de Almeida, de 26 anos, conseguiu sair da máquina, mas   Henrique Pereira Navarro ficou preso nas ferragens. Após o tombamento, a máquina pegou fogo e Henrique  morreu carbonizado.

Ainda de acordo com os bombeiros, as chamas se espalharam pelo canavial e destruíram cerca de 10 alqueires.

Viaturas da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental estiveram no local para o atendimento da ocorrência. Jonathas foi levado em estado em choque para a Santa Casa de Jaú, onde foi medicado e liberado.

O corpo da vítima  foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jaú e as causas do acidente serão investigadas.

Henrique ficou preso nas ferragens e morreu carbonizado no local

Seguro não cobre vidas

Fonte: www.jcnet.com.br/Regional/2013/09/jau-trabalhador-rural-morre-carbonizado-em-colheitadeira.html

Uma colheitadeira pegou fogo e explodiu na noite de ontem (19), em uma propriedade rural no município de Campina da Lagoa

Uma colheitadeira pegou fogo e explodiu na noite de ontem (19), em uma propriedade rural no município de Campina da Lagoa.

nfelizmente, sabemos que acidentes podem acontecer, principalmente com máquinas desse porto. Deixamos aqui, antes de tudo, os nossos sentimentos a família do operador, que Deus possa confortar os amigos e familiares da vítima. Uma colheitadeira pegou fogo e explodiu na noite de ontem (19), em uma propriedade rural no município de Campina da Lagoa, causando a morte do operador.

Segundo as informações, um homem morador de Campo Mourão que trabalhava com a máquina morreu no local carbonizado. Foi muito rápido, e não houve tempo pra nada, aconteceu o incêndio e rapidamente a explosão, o operador teria tentando apagar o fogo no momento em que a máquina explodiu.

O trabalhador foi socorrido e trazido ao Hospital em Campina da Lagoa onde recebeu atendimentos e posteriormente acionado o Samu, encaminhado a Santa Casa de Campo, a vítima não resistiu entrando em óbito na manhã de hoje. Até o momento não temos informações de identificação da vítima, apenas que era morador de Campo Mourão.

Fonte: https://www.comprerural.com/homem-morre-apos-explosao-de-maquina-agricola-video/

Ver uma colheitadeira de mais de R$ 1 milhão pegando fogo não deve ser a melhor visão do mundo; confira ideia para conter o fogo

Recebemos um vídeo de uma colheitadeira que acabará de, literalmente, pegar fogo. O fato aconteceu enquanto o maquinário agrícola fazia a colheita de soja. O fogo se alastrou pela máquina que teve perca total. A máquina estava posicionada em uma área já colhida então não houve perdas na lavoura, mas a máquina, torcemos para que tenha seguro. O operador da máquina não sofreu ferimentos. Durante as safras, as máquinas agrícolas operam sem interrupção e sob condições extremas (altas temperaturas). Essa situação aumenta o risco de incêndio na máquina e na plantação, provocando a destruição do equipamento e resultando na perda da lucratividade da safra. Procurando pela internet percebemos que não é um fato isolado, confira esse vídeo em uma fazenda nos EUA, em poucos segundos a colheitadeira é tomada pelas chamas e não há o que se fazer.

Leia mais em: https://www.comprerural.com/agricultor-encontra-solucao-para-o-fogo-em-colheitadeiras/

Trabalhador Morre Carbonizado em Colheitadeira de Cana e outras são destruídas em canavial

Aconteceu sexta feira um trágico acidente que segundo informações teria iniciado por volta das 13h00, em que Lucio Ferreira de Andrade (46), natural de Água Boa – GO, perdeu a vida segundo informações, quando ele tentava retirar uma maquina do incêndio de grandes proporções, em um canavial, na região do morro vermelho.

Sargento Assis, da policia militar de Mineiros, explica como aconteceu: “ Fomos solicitados a comparecer aqui na fazenda Morrinhos, unidade da ETH onde aconteceu o incêndio em que varias maquinas foram queimadas e teve uma vitima fatal, o cidadão estava em um trator, não conseguimos sair a tempo, tendo varias queimaduras pelo corpo e ainda conseguiu se deslocar ate um caminhão pipa que estava estragado na estrada e solicitou apoio, porem não resistiu as queimaduras e veio a óbito. O que não de se salvar no momento do incêndio, estamos aqui para registrar a documentação, contando com as entidades que nos apóia, como a policia Civil e Policia Técnica cientifica para elucidação da ocorrência ainda em andamento”.

Um dos momentos tristes deste acidente foi ver um filho que seria trabalhador na mesma região que ainda encontrou o corpo do seu pai no local do acidente.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com acessória de imprensa da empresa ETH através da Sra. Luiza Franco que nos enviou o seguinte esclarecimento:

“A usina morro vermelho lamenta informar que focos de incêndio em uma fazenda localizada no município goiano de mineiros, na tarde desta sexta feira, 26 de Agosto, causaram um acidente fatal com um trabalhador da equipe agrícola.

A empresa, consternada, solidariza-se com os familiares da vitima e esta prestando todo apoio necessário. Alem disso, informa que auxiliara a apuração das causas por parte dos órgãos competentes. No entanto, a baixa umidade do ar na região somada ao longo período de estiagem e os fortes ventos, tem contribuído para a incidência em boa parte da região centro-oeste do País.

No momento do incêndio, toda a área foi rapidamente evacuada e isolada, e todos procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente foram cumpridos em sua integridade.

A empresa ressalta que os seus processos agrícolas de plantio e colheita de cana são 100% mecanizadas, não utilizando queima de canavial em suas operações, inclusive nas atividades de parceiros agrícolas, que se utilizam das mesmas praticas”.

Fonte: www.tvtaquari.com.br/homem-morre-e-maquinas-são-destruidas-em-incendio-no-canavial